ENCONTROS: MARIO BUCHBINDER E BUENOS AIRES
Há encontros que mexem com a gente e parece que o Universo se encarrega de fazer com que eles aconteçam novamente. Foi assim com Mario Buchbinder. Como já relatei aqui, tive a oportunidade de conhecê-lo no Congresso Internacional de Psicodrama e eis que, meses depois, volto a revê-lo em seu espaço, o Instituto de La Máscara. Um encontro breve, mas que me alimentou.
Acho que é o verbo perfeito para
descrever meu encontro com Buenos Aires.
Pude me alimentar de novas cores, lugares, arte, cultura, gestos, movimentos...
Instituto de La Máscara, espaço de muita vida, trabalho e pesquisa:
"Não existe nenhuma atividade humana onde não esteja implicada uma máscara (...). No uso concreto da máscara produz-se imediatamente um efeito de desmascaramento, de desestruturação. Uma conexão com outros aspectos, personagens, papéis. É importante que se permita o jogo com esse outro. Trata-se de gerar espaços, matrizes imaginárias, para que esses aspectos rechaçados ou reprimidos possam ter lugar...".
O pós-dramático em Buchbinder: "Estampas [espetáculo que estreou em 1989] se transformou em um gênero. Esses textos são estampas intercambiáveis de tal modo que se alguém destacasse uma página poderia encontrar um texto, e logo outro, e em seguida encontrar ilustrações do século XX e logo outra, da Idade Média. Da mesma forma, com a música, em que de um lado tenho Gardel e, de outro, tenho Beethoven e Charly Garcia. Qual seria a coerência desse conjunto? A do conjunto e da collage. A imagem de uma Bíblia interminável de Borges no Livro de Areia aproxima-se da imagem dessa estética. As máscaras usadas na desestruturação também questionam um tipo de coerência e apresentam outra, a da desestruturação que permite jogar com outras harmonias (...). Essa poética exige (...) um espectador que aceite essa estética no teatro como a aceita (...) na vida. Por exemplo, quando seus pensamentos vagam livremente e você pensa em coisas totalmente diversas. Assim, em uma situação de alegria, você pode estar pensando em algo triste etc. Ou quem está olhando pela janela de um ônibus e vai se defrontando com cenas totalmente diversas, e não lhe parece estranho que assim aconteça no cotidiano. (...) A beleza nessa poética relaciona-se com o poder entrar em harmonia com essa heterogeneidade. É outra harmonia. Relaciona-se com a simultaneidade de cenas que exige outra lógica, além da de causa e efeito, para poder ser compreendida."
O pós-dramático em Buchbinder: "Estampas [espetáculo que estreou em 1989] se transformou em um gênero. Esses textos são estampas intercambiáveis de tal modo que se alguém destacasse uma página poderia encontrar um texto, e logo outro, e em seguida encontrar ilustrações do século XX e logo outra, da Idade Média. Da mesma forma, com a música, em que de um lado tenho Gardel e, de outro, tenho Beethoven e Charly Garcia. Qual seria a coerência desse conjunto? A do conjunto e da collage. A imagem de uma Bíblia interminável de Borges no Livro de Areia aproxima-se da imagem dessa estética. As máscaras usadas na desestruturação também questionam um tipo de coerência e apresentam outra, a da desestruturação que permite jogar com outras harmonias (...). Essa poética exige (...) um espectador que aceite essa estética no teatro como a aceita (...) na vida. Por exemplo, quando seus pensamentos vagam livremente e você pensa em coisas totalmente diversas. Assim, em uma situação de alegria, você pode estar pensando em algo triste etc. Ou quem está olhando pela janela de um ônibus e vai se defrontando com cenas totalmente diversas, e não lhe parece estranho que assim aconteça no cotidiano. (...) A beleza nessa poética relaciona-se com o poder entrar em harmonia com essa heterogeneidade. É outra harmonia. Relaciona-se com a simultaneidade de cenas que exige outra lógica, além da de causa e efeito, para poder ser compreendida."
Mario Buchbinder em A poética do desmascaramento.
Textos maravilhosos... profundos... poéticos... tocantes.
ResponderExcluirDá para sentir a força da experiência.
Beijão
Coutinho
SAudades do Mário em sua delicadeza em como conduz o Instituto de la Mascara. Belas fotos Gi.
ResponderExcluirPorque eu não estou constando como seguidora do seu blog?