sábado, 11 de junho de 2011

MÁSCARA/PERSONA

Nossa Persona é a forma pela qual nos apresentamos ao mundo. É o caráter que assumimos; através dela nós nos relacionamos com os outros. 

O termo Persona é derivado da palavra latina equivalente a máscara e se refere às máscaras usadas pelos atores no drama grego para dar significado aos papéis que estavam representando. Nos dramas gregos, as máscaras dos atores informavam a toda a plateia, ainda que de forma um pouco estereotipada, sobre o caráter, as atitudes do papel que cada ator estava representando. As palavras "pessoa" e "personalidade" também estão relacionadas a este termo. 

A máscara ou Persona serve para proteger o Ego e a psique das diversas forças e atitudes sociais que nos invadem. Ela é também um instrumento precioso para a comunicação: a capacidade de usar diferentes máscaras (mãe, filha, chefe, estudante, amiga, professora, etc.) nos auxilia nas relações sociais. 

Normalmente, a máscara ou Persona deveria reduzir-se a um compromisso com o social; contudo, algumas vezes ela literalmente gruda, tornando-se tão forte que oprime e toma o lugar que deveria estar reservado ao Eu individual, reduzindo-o a coadjuvante.




Marcel Marceau e suas máscaras...   

Nenhum comentário:

Postar um comentário